Análise: Como sua marcação afeta o desempenho do ataque seu próprio time

Olá pessoal,


Venho falar com vocês sobre um fator muito importante durante uma partida no Brasfoot, a marcação, saiba como ela afeta o desempenho do seu ataque, positivamente e negativamente.



Bom galera, a marcação é um fator muito importante no Brasfoot, pois define (obviamente) a forma que o time vai marcar e pode ocasionar um maior número de falta e cartões. Há um outro fator muito importante em que a marcação influencia (e creio que muitos não saibam disso): a marcação pode "prender" o jogo do seu time. "Ah, como a marcação mais pesada prende o jogo??". É simples: quando você coloca o time pra jogar com a marcação muito pesada, o seu time se concentra muito em marcar e não consegue sair com qualidade para atacar. Claro que em toda regra há uma exceção, pode acontecer de você colocar uma marcação muito pesada e o time pode ter uma porcentagem de posse de bola alta e um bom número de chutes a gol, mas acontece contra times muito mais fracos ou em outros casos raros. Vou dar aqui alguns exemplos de jogadas com a marcação.

Marcação Leve

Como foi dito, a marcação muito pesada seguro o jogo do seu time. Já a leve é totalmente ao contrário, mas pode por a defesa em risco por não se concentrar muito na marcação.

Criei um novo jogo com o Flamengo para demonstrar. Vou jogar minha primeira partida contra o Resende, time carioca que não joga nenhum campeonato a nível nacional(Série A, B, C ou D do Brasil). Como todo mundo sabe, o Flamengo é bem mais forte que o Resende, então corre muito pouco risco em jogar com a marcação leve.

(Clique na imagem para ampliar)


Não venci (não sei como), mas podem observar que o Flamengo foi muito superior ao Resende tanto na posse de bola e nas finalizações. Eu usei o jogo equilibrado na formação 4-4-2(no formato 4-2-2-2), talvez se eu tivesse usado Ataque Total ou 4-3-3 eu teria vencido.

Marcação Muito Pesada

Agora vou jogar um clássico contra o Fluminense e usarei a marcação muito pesada usando a mesma formação de antes 4-4-2.

(Clique na imagem para ampliar)

Mais um 0x0, mas notem que fui inferior na posse de bola e na finalização. A diferença não foi maior devido ao fato de os times não terem muita diferença na força de seus jogadores.

A marcação Pesada é um meio termo entre a leve e a muito pesada. É bom para situações comuns de uma partida, geralmente contra um time de força similar. Eu como gosto do meu time jogando pra frente, atacando sempre, tenho a marcação leve como padrão para times mais fracos ou de força parecida. Só uso marcação muito pesada contra times muito mais fortes do que o meu.

Conclusão

A marcação leve deixa o time mais solto para atacar, mas pode ser um risco contra times mais fortes(ou não), isso cabe a você analisar o seu ataque e a sua defesa se deve ou não usar esse tipo de marcação. A marcação mais pesada pode prender seu time, porém se seu time tiver um bom aproveitamento das finalizações, mesmo com menos tentativos, pode ser útil impedindo de expor a sua defesa.

Autor: Matheus Dibre 
Creditos: Brasfooteiros